Notícias
CODATA e FIOCRUZ discutem parceria para otimizar gestão documental com o PBdoc
Na última sexta-feira (4), a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (CODATA) se reuniu com diretores da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), uma das mais renomadas instituições de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, vinculada ao Ministério da Saúde. O encontro teve como objetivo discutir possíveis parcerias tecnológicas, com foco na modernização da gestão documental da FIOCRUZ por meio do PBDoc – Sistema de Protocolo da Paraíba.
O PBDoc é uma plataforma que permite uma gestão documental eficiente, prática e sustentável. A solução possibilita a produção, gerenciamento, tramitação, armazenamento, preservação e acesso a documentos de forma totalmente digital, eliminando a necessidade de papel e otimizando processos.
Durante a reunião, a equipe da CODATA apresentou as principais funcionalidades e vantagens do PBDoc, destacando os seguintes benefícios para a FIOCRUZ:
- Redução de custos: Diminuição de gastos com papel e insumos de impressão, contribuindo para a economia de recursos financeiros e naturais.
- Economia de tempo: Eliminação da necessidade de deslocamento para o protocolo presencial, facilitando o trâmite de documentos.
- Otimização de espaço: Liberação de áreas físicas anteriormente utilizadas para armazenamento de documentos em papel, que podem ser reaproveitadas para outras finalidades.
- Sustentabilidade: Contribuição direta para a preservação do meio ambiente por meio da digitalização dos processos.
Além de fornecer a tecnologia, a CODATA dispõe de equipe técnica especializada para a implementação do sistema e capacitação dos servidores da FIOCRUZ, garantindo o pleno aproveitamento dos recursos oferecidos pela plataforma PBDoc.
"A possível parceria com a FIOCRUZ representa um passo importante dentro da estratégia que a CODATA vem adotando nos últimos anos. Nosso foco tem sido não apenas ampliar nossa oferta de produtos e serviços digitais, mas também fortalecer nossa presença em novos mercados, tanto no âmbito público quanto privado. O PBDoc é um exemplo claro de como podemos oferecer soluções tecnológicas robustas e eficientes, adaptadas às necessidades de instituições de todos os portes, desde órgãos públicos estaduais e municipais até grandes instituições como Tribunais e empresas privadas”, destacou Giuseppe Guido, Presidente da CODATA.
Lourival Júnior | Assessoria de Comunicação e Marketing da Codata