CODATA Participa do 1º Simpósio Estadual de Saúde Digital da Paraíba

publicado: 20/07/2024 14h57, última modificação: 22/07/2024 14h58
O presidente da CODATA, Giuseppe Guido, participou de uma mesa de debates sobre o painel "Estratégias da Saúde Digital no Estado da Paraíba – Avanços e Perspectivas".
CODATA Participa do 1º Simpósio Estadual de Saúde Digital da Paraíba

ACompanhia de Processamento de Dados da Paraíba (CODATA), representada por seu presidente Giuseppe Guido, marcou presença no 1º Simpósio Estadual de Saúde Digital da Paraíba, realizado na sexta-feira (19). Com o tema "Saúde 4.0 - Desafios na Qualificação de Dados em Saúde", o evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, através da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI). A secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, também participou do simpósio, que aconteceu na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Durante o evento, foi apresentado o Centro de Inteligência Estratégica em Saúde Estadual da Paraíba (Cieges-PB), uma plataforma inovadora que permite a análise de dados atualizados e unificados, além do monitoramento de diversos indicadores da gestão da saúde estadual.

O simpósio abordou os desafios, estratégias, avanços e perspectivas da saúde digital na Paraíba. Além disso, proporcionou a troca de experiências e conhecimentos adquiridos com programas que já utilizam tecnologias digitais para aumentar a eficiência dos serviços, como o Saúde Meet, uma referência em telessaúde, com mais de 1.500 profissionais habilitados.

O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, destacou os avanços significativos da Paraíba na área de Saúde Digital. Em seu discurso de abertura, enfatizou a importância das parcerias com o Ministério da Saúde, citando como exemplo a adesão dos 223 municípios ao programa SUS Digital, que colocou a Paraíba como o primeiro estado do país a alcançar essa conquista.

Para Kleyber Araújo, gerente de Tecnologia da Informação em Saúde da Paraíba, o simpósio foi um evento crucial tanto para o desenvolvimento contínuo das tecnologias digitais na saúde quanto para o planejamento de novos programas e sistemas. "A tecnologia é hoje inerente a todas as áreas do conhecimento. Este evento marca de maneira efetiva o status da gestão estadual na transformação digital. Estamos trabalhando para que, através dessas ferramentas, possamos oferecer o melhor serviço de saúde aos cidadãos e usuários do SUS", afirmou Kleyber.

O presidente da CODATA, Giuseppe Guido, participou de uma mesa de debates sobre o painel "Estratégias da Saúde Digital no Estado da Paraíba – Avanços e Perspectivas", contribuindo com sua experiência e visão para o futuro da saúde digital no estado.

"Participar do 1º Simpósio Estadual de Saúde Digital da Paraíba foi uma oportunidade ímpar para discutirmos o papel fundamental da tecnologia na transformação da saúde pública. Este evento nos permitiu compartilhar experiências e alinhar estratégias para aprimorar a qualificação dos dados em saúde, o que é crucial para uma gestão eficiente e para a melhoria dos serviços oferecidos à população. A nossa participação no debate sobre as estratégias da saúde digital no estado reforça o compromisso da CODATA em contribuir para o avanço tecnológico e a inovação na saúde, beneficiando diretamente os cidadãos paraibanos", destacou Guido.

Lourival Júnior | Assessoria de Comunicação e Marketing da Codata com SECOM-PB