Notícias
CODATA realiza treinamento do Sistema PBdoc para servidores da Defensoria Pública da Paraíba
A Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (CODATA) realizou, nos dias 25 e 27 de setembro, um treinamento voltado ao uso do PBdoc - Sistema de Protocolo da Paraíba, com foco nos servidores da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB). A capacitação, parte do processo de modernização tecnológica da instituição, foi conduzida por Marcelo Ramos, servidor da CODATA, na sede administrativa da Defensoria.
O objetivo do treinamento foi capacitar os servidores para utilizarem o PBdoc de forma eficiente, além de prepará-los para atuar como multiplicadores do sistema dentro da DPE-PB. A iniciativa reforça o compromisso com a digitalização e otimização dos processos internos da Defensoria.
Para os que não puderam participar ou desejam ampliar seus conhecimentos sobre a plataforma, o ambiente de treinamento está disponível online. Basta acessar o portal para mais informações. Clique aqui para acessar.
Segundo Marcelo Ramos, todo o material de apoio está acessível no portal oficial do PBdoc (portal.pbdoc.pb.gov.br), incluindo manuais detalhados e tutoriais em vídeo disponíveis no YouTube. "Os servidores que não estiveram no treinamento podem começar do zero, utilizando o manual e os vídeos explicativos, que têm no máximo três minutos. O ambiente de treinamento permite a realização de simulações completas, sem risco para o sistema oficial do governo", explicou Ramos.
Atualmente, o PBdoc já conta com mais de 17 mil usuários em órgãos da administração direta e indireta do Estado, como o Tribunal de Justiça e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), estando em fase de implementação na Defensoria Pública.
A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, ressaltou a importância da modernização e o papel dos servidores nesse processo:
"A implementação do PBdoc na Defensoria é um passo essencial para aumentar a eficiência e a transparência dos nossos processos. O sistema trará mais agilidade e segurança na gestão documental. O sucesso dessa transição depende diretamente da dedicação e comprometimento dos nossos servidores, que têm demonstrado grande empenho para que possamos oferecer um serviço cada vez melhor à população paraibana", afirmou Abrantes.
Com a adoção do PBdoc, a Defensoria Pública da Paraíba se alinha às melhores práticas tecnológicas do Estado, promovendo maior segurança, controle e agilidade nos processos administrativos, o que resultará em uma prestação de serviços mais eficiente e transparente.
Lourival Júnior | Assessoria de Comunicação e Marketing da Codata com ASCOM/DPE-PB