Notícias

CODATA reúne cerca de 1400 usuários em apresentação virtual das melhorias e novas funcionalidades do PBDoc

publicado: 11/07/2022 09h18, última modificação: 11/07/2022 09h22
A live foi destinada aos servidores da administração direta e indireta do Governo do Estado da Paraíba
CODATA reúne cerca de 1400 usuários em apresentação virtual das melhorias e novas funcionalidades do PBDoc

A Companhia de Processamento de Dados da Paraíba – Codata, realizou na quinta-feira (7), uma live com o objetivo de apresentar as novidades e melhorias da nova versão do PBDoc - Sistema de produção, gestão, tramitação, armazenamento, preservação, segurança e acesso a documentos e informações em ambiente digital.

A live foi destinada aos servidores da administração direta e indireta do Governo do Estado da Paraíba, contou com a participação de cerca de 1400 usuários do PBDoc e teve como conteúdo:

- Apresentação do novo layout do sistema;
- Demonstração de como executar algumas opções de criação, edição, tramitação e recebimento de documentos;
- Apresentação do novo portal, manual de operações básicas e vídeos tutoriais;
- Momento perguntas e respostas.

Além de um número significante de servidores assistindo, a live contou com grande interatividade dos participantes por meio do chat - mediado pelos servidores Helcio Alencar e Lourival júnior, gerando um total de 1.850 mensagens contendo perguntas sobre as informações apresentadas, bem como elogios pelas novas funcionalidades e forma de apresentação.

O Presidente da Codata, Giuseppe Guido, abriu os trabalhos dando as boas-vindas a todos os participantes da live, bem como destacando os resultados e avanços produzidos pelo PBDoc - como a tramitação de documentos e processos de forma ágil e a economia financeira no âmbito da gestão estadual – “Em dois anos de implantação, o PBDoc já funciona em 60 órgãos da administração direta e indireta, possui mais de 10 mil usuários e já produziu quase 2.000.000 de documentos (processos, expedientes, anexos), o que gerou a economia de mais de 33 toneladas de papel, além da redução de custos com impressão e espaço físico para guarda dos processos. Nos próximos meses o PBDoc estará implantado em 100% dos órgãos do Governo da Paraíba e tudo isso só está sendo possível pela união de forças e o apoio que temos da Secretaria de Administração e do Comitê Gestor de Governança. Por ser uma ferramenta robusta, estável e de alta qualidade técnica, outros entes como o Tribunal de Justiça, a Assembleia Legislativa e a Defensoria Pública já manifestaram interesse em fazer uso do PBDoc”, ressaltou.

Aluísio Bruno, da Diretoria Executiva de Modernização da Gestão Institucional, destacou a grande participação dos usuários na live, o que demonstra o comprometimento em prestar o melhor serviço para a população, bem como a contribuição que os membros das CPAD´s têm dado para o pleno funcionamento do PBDoc: “a transformação digital na gestão pública só é possível com a participação de todos. O PBDoc é um sistema vivo, que estará em constante otimização e a contribuição de quem o utiliza no dia-a-dia é essencial para que possamos evoluí-lo”, disse.

O Diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Codata, Helder Vieira, agradeceu a contribuição e o empenho da equipe técnica responsável pelo desenvolvimento do PBDoc, o que tem sido fundamental pelo sucesso da ferramenta.

Para o servidor da Codata Marcelo Ramos, que produziu e apresentou o conteúdo, a live cumpriu com o seu objetivo de levar para os usuários do PBDoc – de forma dinâmica e descontraída – todas as informações referentes às melhorias e novidades da nova versão do Sistema: “Ficamos extremamente satisfeitos com os resultados da reunião virtual, pois conseguimos repassar todas as instruções que irão favorecer os servidores que utilizam o PBDoc no trabalho diário, como também responder as principais dúvidas enviadas pelo Chat, o que tornou a live colaborativa e interativa”, destacou.

 

 Por fim, Giuseppe Guido, ressaltou que a live – além de apresentar as novidades do PBDoc – se tornou a primeira vez que o Governo do Estado da Paraíba utilizou uma plataforma de webconferência própria – o PBMeet – para uma reunião técnica com um grande número de servidores. “O Governo da Paraíba dispõe de ferramentas tecnológicas desenvolvidas pela CODATA utilizando-se o que existe de mais moderno em TI e por uma equipe extremamente qualificada, o PBDoc e o PBMeet são algumas delas. Realizaremos mais eventos neste formato, de modo a permitir que os servidores lotados em qualquer região do Estado possam participar”.

A gravação da live de apresentação das novidades do PBDoc já está disponível no canal oficial e pode ser assistida novamente acessando o link: https://www.youtube.com/c/PBdoc.

 

Lourival Júnior | Assessoria de Marketing e Comunicação da Codata