Notícias

Curso de Gestão Documental e Usuário PBdoc é lançado em parceria da CODATA, SEAD e ESPEP

publicado: 13/05/2021 10h37, última modificação: 13/05/2021 10h39
Com carga horária de 30h, o curso será realizado no período de 19 de maio a 04 de junho, no turno da manhã, na modalidade remota (EAD).
Curso de Gestão Documental e Usuário PBdoc é lançado em parceria da CODATA, SEAD e ESPEP

 

Com o objetivo de capacitar os servidores públicos do Governo do Estado da Paraíba em gestão documental e no uso do PBdoc, a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba – Codata, firmou parceria com a Secretaria de Estado da Administração e com a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba.

 

A primeira edição do Curso de Gestão Documental e Usuário do PBDoc terá carga horária de 30h e será realizado no período de 19 de maio a 04 de junho, no turno da manhã, na modalidade remota (EAD). Para participar é preciso ser servidor público atualmente lotado em um dos órgãos da administração direta ou indireta do Governo do Estado da Paraíba, bem como preencher o formulário de inscrição, fornecido pela ESPEP, com os dados pessoais e profissionais. Em breve novas turmas serão abertas.

 

Para o Professor Marcelo Ramos – que ministrará o treinamento – o objetivo maior do curso é demonstrar a importância da gestão documental e arquivística dentro da administração pública e fomentar a capacitação do servidor público no ambiente do PBdoc: “o nosso intuito é facilitar a produtividade nos trâmites processuais dentro das administrações públicas”, ressaltou.

 

O PBDOC:

 

O PBdoc foi instituído pelo Governador João Azevêdo, por meio do  Decreto nº 40.546/2020 e tem como principal objetivo produzir documentos e processos eletrônicos com segurança, transparência, economicidade, sustentabilidade ambiental e de forma padronizada; imprimir maior eficácia e celeridade aos processos administrativos; assegurar à proteção da autoria, da autenticidade, da integridade, da disponibilidade e da legibilidade de documentos digitais, observadas as disposições da Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011; e assegurar a gestão, a preservação e a segurança de documentos e processos eletrônicos no tempo.

 

Atualmente o PBdoc conta em sua base de dados com mais de 214.000 documentos, 25.800 processos e cerca de 3.600 usuários de 24 órgãos do Governo do Estado da Paraíba que já utilizam a plataforma.

 

Lourival Júnior | Assessoria de Marketing e Comunicação da Codata