Notícias

Nova Versão 9.3.0.2: Atualização do PBDoc otimiza gerenciamento de documentos em sistema de arquivos

publicado: 17/12/2020 17h00, última modificação: 19/12/2020 12h03
Esta nova versão possibilitará a otimização do gerenciamento de documentos, agora em sistema de arquivos, criando um ambiente único de armazenamento de documentos finalizados e inválidos.

A equipe de desenvolvimento da Companhia de processamento de dados da Paraíba – Codata, lançou uma nova versão do PBDoc - Sistema de produção, gestão, tramitação, armazenamento, preservação, segurança e acesso a documentos e informações em ambiente digital do Governo da Paraíba. Esta nova versão possibilitará a otimização do gerenciamento de documentos, agora em sistema de arquivos, criando um ambiente único de armazenamento de documentos finalizados e inválidos.

Para se valer deste novo recurso no PBDoc, os usuários precisam fazer, antes de enviar os documentos ou processos para arquivo, um despacho relatando os motivos do arquivamento. Essa funcionalidade evitará que as mesas virtuais dos usuários fiquem lotadas com arquivos inativos.

A versão versão 9.3.0.2 do PBDoc teve as seguintes atualizações:

- Alteração e otimização do mecanismo de persistência dos documentos, agora em sistema de arquivos
- Alteração de caminhos de despejo e leitura de arquivos
- Simplificação do formulário de criação de documento
- Criação de modelo customizado padrão para capa de processo
- Adicionando scripts para normalizar esquemas no usuário do banco de dados para ambiente de sustentação

Todas as informações sobre o PBDoc, especialmente as novidades sobre as atualizações, podem ser obtidas no portal oficial do programa: portal.pbdoc.pb.gov.br


O PBDOC:

O PBDOC foi instituído pelo Governador João Azevêdo, por meio do Decreto nº 40.546/2020 e tem como principal objetivo produzir documentos e processos eletrônicos com segurança, transparência, economicidade, sustentabilidade ambiental e de forma padronizada; imprimir maior eficácia e celeridade aos processos administrativos; assegurar à proteção da autoria, da autenticidade, da integridade, da disponibilidade e da legibilidade de documentos digitais, observadas as disposições da Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011; e assegurar a gestão, a preservação e a segurança de documentos e processos eletrônicos no tempo.


Lourival Júnior | Assessoria de Marketing e Comunicação da Codata